segunda-feira, 18 de maio de 2015

F de Francisca * 5 - As Nossas Aulas de Recuperação Pós-Parto

Quando a Francisca fez 2 meses começamos as duas as nossas aulas de Recuperação Pós-Parto na Gimnográvida. É uma atividade que recomendo a todas as recém mamãs, quer gostem, ou não de exercício. É MUITO mais do que fazer ginástica. 
Com a gravidez, mesmo que tenhamos cuidado com a engorda (eu tive qb - não andei a contar calorias e ainda engordei uns 15 quilos) o nosso corpo transforma-se e principalmente na zona abdominal e períneo os músculos sofrem uma carga extrema. Depois do nascimento estes músculos deveriam ter um "tratamento especial", mas não devemos (nem podemos) começar logo a fazer abdominais à maluca, nem exercício sem controlo. Nesta fase, todas as mamãs deveriam ser avaliadas por um profissional da área. E foi assim que conhecemos a Diana... ;) A Diana é a fisioterapeuta da Gimnográvida, especialista na área de recuperação pós parto e tem um dom para lidar com os bebés, a Francisca que o diga... :)
Estas aulas podem ser frequentadas depois de um mês do parto e começam com uma avaliação dos músculos abdominais e do períneo, a partir daí e dependendo dos objetivos de cada mamã é desenvolvido um plano individual de exercícios que vão evoluindo ao longo do tempo. Mas como disse no início, estas aulas vão muito mais além da ginástica propriamente dita, a melhor parte é que podemos levar os nossos bebés para interagirem connosco, com outros bebés, com outras mamãs e conhecerem todo um novo Mundo de bolas, pesos, fitas, espelhos...  Não temos que nos preocupar com horas de mamar porque podemos fazer tudo in loco e em condições próprias. E mesmo em dias em que a má disposição dos nossos bebés ganhe a Diana e a Andreia conseguem dar sempre uma ajuda para conseguirmos continuar os exercícios.
A minha experiência não podia ter sido melhor. Estas aulas não só me ajudaram nos condicionantes da gravidez, como também no meu "calcanhar de Aquiles" (que no meu caso está no pescoço e costas). ;) E com uma bebé que já chega aos 7 Kg, bem que estas zonas precisam de ser trabalhadas. Mas a delícia é ver a felicidade da Francisca a olhar para a mãe, a fitar-se a ela própria no espelho, a ver os outros bebés e mamãs, a ouvir a Diana e a desafiá-la a brincar com ela... Aqui as fotos falam por si... Mas não pensem que os bebés escapam, de vez em quando também são eles a fazerem ginástica :)

Acreditem, faz-nos bem ao corpo e à mente.


Fotos: Diana (Obrigada) ;)

20 comentários:

  1. Tão bom...ainda bem que os conceitos vão evoluindo e nos vão proporcionando estas oportunidades...

    Beijinhos, Ana

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também fiz aulas pré e pós parto, e também gostei muito. Para além de nos ajudar a voltar a ter tudo no sítio ;), também nos permite trocar dicas e ideias com outras mães. E fazer certos exercícios com o pimpolho foi um encanto. Ainda hoje o Lucas adora saltar para a cima da bola de pilates, fica doido, e as músicas que lhe cantava durante as sessões de massagens, cada vez que as volto a cantar ele começa logo a sorrir e a esticar os pés para mim para eu lhe fazer massagens. Ainda hoje mantenho contacto com a fisioterapeuta que me acompanhou nesta fase e ainda hoje lhe peço dicas :)
    Eu adorei e aconselho a todas as grávidas e recém mamãs, é óptimo.
    Beijinhos
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita, adorei o conceito é sobretudo as fotos!!! Tão querida a Francisca:-)
    Pode informar me onde decorrem , horários e preços ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Fica na Boavista. Para ter mais informações o melhor será contactar diretamente a Gimnográvida porque existem vários horários e vários preços consoante a frequência semanal.

      Eliminar
    2. Obrigada Rita, por ter respondido. Já liguei . Beijinhos

      Eliminar
  4. Que fotografias amorosas!! :)

    ResponderEliminar
  5. Super fofinhas as fotos :)

    ResponderEliminar
  6. Lindas lindas lindas! ♥♥♥
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  7. As fotografias estão amorosas! A tua Francisca é tão querida *.*

    ResponderEliminar
  8. Oh a Francisca é mesmo um encanto que fofa.
    O espaço tem um ar tão acolhedor :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, pode dizer-me de onde é a tshirt do coração? É tão gira ;). Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) A T-shirt é da Primark mas já é antiga...

      Eliminar
  10. Ohhh mas vejam só que doçurinha é a tua Francisca! Deves estar uma mamã apaixonada e com todos os motivos! E força de vontade não te falta, parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Ola Rita,

    Adorei este post, SUBLIME. A sua bebezinha e um encanto sempre risonha....Desculpe, mas nunca mais vi o seu gato que adoro.
    Cpts. Anita G.

    ResponderEliminar
  12. Nunca tinha ouvido falar, parece muito interessante! As fotos estão lindas... A Francisca é muito fofa!

    ResponderEliminar
  13. Que amor! Adorei as fotografias, a Francisca é mesmo gira (e olha que digo isto porque acho, que qual era o interesse de andar a dizer isto na internet? :P) e tu estás super elegante! Bons exercícios :)

    ResponderEliminar
  14. As fotos estão lindas :D

    ResponderEliminar